Divulgando e ensinando Kundalini Yoga desde 1996!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jornal Adi Shakti - novembro-07


“Um princípio a lembrar na vida é propagar a luz. Vocês estão viajando todo o tempo. Propagar a luz, viver a luz, espalhar a luz, ser a luz
- Yogi Bhajan

Queridos amigos,
Aqui está o Informativo Adi Shakti, do Alegre Viver, do mês de novembro.07. Nosso objetivo é sempre trazer informações que possam aprofundar o auto-conhecimento e a boa saúde. É com muito carinho que fazemos este informativo para a comunidade de Kundalini Yoga e para os amigos. Um abraço. Guru Suroop (Lais)

Neste número:
- Programação de Eventos
- Sabedoria dos Grandes Mestres: Sai Baba
- A Possibilidade Humana no Despertar da Alma – Yogi Bhajan
- Meditação para Criar o Auto-Amor
- Lidando com a raiva – Sat Dharma Kaur
- Dicas para Mulheres – Shakta Kaur
- Dicas sobre Alimentos
- Mais sobre Orgânicos
- Receita vegetariana do mês: Abobrinha à Parmegiana

Se tem alguma sugestão, por favor, envie-nos, ela será muito valiosa.
Se tem alguma pergunta, envie para a seção de perguntas mais freqüentes.

Programação de Eventos

1. Curso de Formação de Professor de Kundalini Yoga – 2008 – Ribeirão Preto e São Paulo
Se você mora em Ribeirão Preto ou região e deseja ser um professor de Kundalini Yoga, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos, não perca esta oportunidade. Em 2008, estamos trazendo o Curso de Formação de Professores de Kundalini Yoga para Ribeirão Preto. Em São Paulo também haverá um curso iniciando em fevereiro. Os cursos sâo autorizados pelo KRI – Kundalini Research Institute e fornece um diploma internacional.
O Curso em Ribeirão Preto iniciará em 26 e 27.01 e seguirá até dezembro.2008.
Informe-se:
alegreviver@netsite.com.br ( Ribeirão Preto) e
info@kundalyoga.com.br (São Paulo).

2. Cursos: Saúde e Beleza e Prosperidade – dia 09.12
São dois cursos que acontecerão em São Paulo, ministrados por So Purkh Kaur, que está vindo dos Estados Unidos para compartilhar estes conhecimentos.São cursos direcionados aos estudantes e professores de Kundalini Yoga.
Estamos montando um esquema de transporte coletivo para os alunos/amigos que desejarem ir a São Paulo para o curso. Por favor, se tiver interesse, contate com nossa Secretaria.
Maiores informações sobre estes dois cursos você encontrará em http://www.kundalyoga.com.br/.

Citações de grandes Mestres

“Amem-se uns aos outros e ajudem os outros a se elevarem aos mais elevados níveis simplesmente por jorrar amor. O amor é a maior e a mais contagiante energia de cura.”
Sai Baba


A Possibilidade Humana no Despertar da Alma

Citações de Yogi Bhajan
Para entender o despertar da possibilidade humana em relação à alma, é necessário entender as conversas com a alma Há dois conceitos centrais que você precisa saber: Kal e Akal. Kal significa a morte, que finaliza todas as coisas que são finitas. Akal significa imortal”
“Atma amar hai A alma é infinita. A mente é apenas um movimento de energia, consumida da maneira como você quer consumi-la. A alma é imortal . Todo aquele que nasce tem que morrer e tem de se encontrar na rede da morte. Você não morre, apenas o corpo não pode funcionar mais”.
“É sempre verdade que, por ter nascido, você morrerá, mas como nascido pode experimentar ou não a imortalidade. É sua escolha. Se você está amedrontado frente à vida, você não tem vida. A energia, a beleza, a generosidade, a bem-aventurança serão gastos no medo. O medo é o pior inimigo. O medo é sua morte lenta. O medo não é verdadeiramente parte de você”.
“Você está aqui porque sua alma está aqui. Não está aqui porque seu ego está aqui. Você não está aqui como uma criança de alguém. Você não está aqui como uma pessoa, uma nacionalidade ou alguma coisa. Todas suas identidades são falsas. Sua única grande identidade é que você está aqui por causa de sua alma. Você está aqui para servir sua alma. E o único propósito desta vida é servir a alma. A alma está em você e você pode vê-la, você pode senti-la, mas não consegue entendê-la.
“Desculpas são auto-ofensas. Desculpamo-nos a nós mesmos porque não podemos nos confrontar. Negamos a nós mesmos porque não podemos nos enfrentar. Tudo o que você faz para alguém ou para si mesmo é feito para sua alma. É sua alma que está no cativeiro. Você não. O ego não está preso. Sua alma está confinada porque ela veio aqui para experimentar a liberdade. O efeito infinito do corpo humano e suas escolhas é dar à sua alma a experiência da liberdade. Para isto você deve apenas falar com sua própria alma. Sentir sua própria alma que é o Akal em você. Kal virá e levará você de seu corpo e a mente desaparecerá”.
“Atman dehee. Dehee significa “dar.” A alma dá ao corpo os cincos tattvas (os cinco elementos: terra, água, fogo, ar e éter). Os tattvas são dados para a alma para que a mente possa lhe dar a experiência do infinito e você possa encontrar dentro disto a sua própria liberdade. De outra forma a vida não é mais do que desculpas.”
“O que acontece quando você se torna divino e conversa com sua alma? Você se torna rico e próspero. Em sua vida você se torna despreocupado mas não negligente. Quando se torna despreocupado, você se dedica à sua alma e terá tanta prosperidade que não precisará fazer nenhum jogo. Você não terá nenhuma necessidade de proteção e de destreza, e você se diverte com a inocência do infinito.
“A linguagem infinita para conversar com a alma é diferente de sua linguagem humana. Guru Nanak falou isto. “Kar kirpa prabh aap pachata”. As pessoas normalmente traduzem isto para: “Deus através de sua misericórdia me reconhece”. Mas a verdadeira linguagem falada pela alma é: “Deus misericordioso reconhece a Si mesmo em mim”.


Meditação para criar o auto-amor
Yogi Bhajan, 4 de abril de 1994

“O amor não controla você. O que o controla é o medo. Através desta kriya, o amor pode ser inovado e o medo reduzido”.

1·Adi Shakti Kriya Reversa. Sente-se em Postura Fácil com a coluna reta e mantenha sua palma direita 9-14 cm acima do topo de sua cabeça. A palma direita está posicionada para baixo, abençoando-o. Esta auto-bênção corrige sua aura. O cotovelo esquerdo está flexionado com a parte superior do braço próxima à caixa toráxica. Os antebraços e as mãos apontam para cima. A palma esquerda está voltada para frente e abençoa o mundo. Feche os olhos e focalize no centro lunar, no centro do queixo. Respire longa, lenta e profundamente com um sentimento de auto-afeto. Tente respirar somente uma respiração por minuto- inspirando em 20 segundos, suspendendo a respiração 20 segundos e expirando em 20 segundos. 11 minutos. Inspire profundamente e mova-se de forma lenta para a posição do exercício 2.
Comentários: Depois de 5 minutos, seus músculos começarão a doer se sua dieta não é apropriada. Se você estiver respirando corretamente, mudará o sabor de sua boca. Abençoar-se, mesmo mental e hipnoticamente, afeta o campo magnético. Fazer este exercício doerá se você é uma pessoa irritada. “Se você não puder se abençoar, nada o abençoará”.

2· Estenda seus braços à frente, paralelos ao solo, com as palmas para baixo. Estique ao máximo. Focalize os olhos no centro lunar e respire longa, vagarosa e profundamente por 3 minutos. Inspire profundamente e mova-se lenta e diretamente desta posição para a do item 3 abaixo.
Comentários: Este exercício beneficiará toda a área entre o pescoço e o umbigo. Fortalecerá o coração e abrirá o Centro do Coração.

3· Estique seus braços para cima com as palmas voltadas para frente. Os cotovelos não se flexionam. Os olhos estão focalizados no centro lunar. Respire longa, lenta e profundamente por 3 minutos.
Para finalizar: inspire, suspenda a respiração por 10 segundos enquanto estica os braços para cima (tente esticar-se bastante de maneira que até as nádegas se levantam do chão), contraindo todos os músculos do corpo. Expire. Repita esta seqüência mais duas vezes.


Lidando com a raiva

(Extraído de “The Complete Natural Medicine Guide to Breast Cancer”, de Sat Dharma Kaur, ND)

Limpando a Raiva

Uma grande influência em nosso bem-estar físico é a raiva reprimida. Quando não conseguimos expressar a nossa raiva, nós a estocamos dentro do corpo, onde ela pode afetar uma área particular ou causar tensão muscular. Isto pode ter um efeito paralisante tanto física como emocionalmente, causando fadiga, falta de interesse/frouxidão na nossa expressão externa e um obstáculo a nossos impulsos ou intuição. Tornamo-nos empacados.
Quando estamos retendo a raiva, adotamos uma variedade de táticas que a expressam de forma indireta. Isto inclui fuga: isto é, evitamos a pessoa por quem sentimos raiva ou o assunto que pode disparar nossa raiva. Podemos compensar esta raiva escondida aparentando doçura e/ou sorriso. Podemos nos tornar passivos-agressivos, atuando inconscientemente a partir da nossa raiva, enfraquecendo a outra pessoa através de nossos atos (por exemplo, atrasando sempre em nossos compromissos). Conversamos sobre coisas superficiais (tempo, trabalho, alguém) mais do que sobre o assunto que está nos consumindo ou preocupando. Isto reforça nossas barreiras emocionais e evita a intimidade e a profundidade nos relacionamentos. Quando temos um acúmulo de raiva não processada, ela encontra uma forma de ser aliviada, seja através de irritabilidade ou explosão sem motivo. Podemos mesmo nos tornar auto-destrutivos, desenvolvendo vícios, padrões destrutivos de comportamento e, até, tendências suicidas.
Tudo isto não é para julgar as pessoas. Você apenas pode fazer para você o que é certo e necessário para manter sua verdade e, então, entregar o resultado para Deus ou campo de energia universal. Você se prejudica ao segurar a raiva. Escreva uma carta de perdão e envie pensamentos de bem-estar (quantos for capaz neste momento) para a pessoa por quem sente mais raiva. Crie um espaço em você para que este perdão cresça ao longo do tempo.

Fato

Lugares típicos para armazenar a raiva incluem a mandíbula, o pescoço, os ombros, as costas, o abdômen, o fígado e os órgãos reprodutivos. Esta raiva torna-se uma energia contida dentro, mas do que uma energia que se expressa. A raiva contida atua como um bloqueio para o fluxo livre da energia no corpo.

Prevenção

Desenvolva maneiras para transformar uma emoção potencialmente negativa em algo que tenha poder de cura. Deixe a raiva ir embora. Reconheça que o Universo é melhor receptáculo para as injustiças e negatividades do que o seu corpo. Pratique deixar ir, sabendo que a lei de causa e efeito devolve-lhe o que você faz e fará o mesmo com as outras pessoas.

12 Passos para limpar a raiva

1. Aceite que a raiva é uma emoção válida. Sentir raiva está OK.
2. Reconheça que você sente raiva. Identifique a parte do corpo onde está retendo a raiva.
3. Identifique a pessoa ou a situação que é o objeto de sua raiva.
4. Pergunte a si mesmo se a raiva é justificada ou se ela está aumentada por uma situação anterior, com a qual não conseguiu lidar plenamente. Você está projetando sua mãe, seu pai , seu irmão em direção a pessoa por quem está sentindo raiva?
5. Identifique o que está embaixo da raiva. Normalmente há uma necessidade não satisfeita ou um sentimento de ter sido machucado.
6. Explore estas necessidades não satisfeitas ou sentimentos de ter sido machucado dentro de si mesmo primeiramente e, então, em relação a outra pessoa.Se possível comunique seus sentimentos dizendo: “quando você faz assim, eu me sinto desta forma”. Comunique isto sem acusar. Comunique suas necessidades não satisfeitas como, por exemplo, “eu preciso que você largue o jornal e me escute quando estou falando com você”. Se for incapaz de dizer isto diretamente, então escreva uma carta , que você opta por enviar ou não, ou use o exercício da cadeira e fale com a pessoa como se ela estivesse sentada na cadeira. Honre as suas necessidades não satisfeitas e faça um plano para satisfazê-las tão logo possível.
7. Observe novamente em qual parte do corpo está retendo a raiva. Conscientemente relaxe a área.
8. Descarregue a raiva fisicamente. Use exercícios aeróbicos, basquete, corrida, natação, artes marciais, kundalini yoga, remo, tocar o tambor – qualquer coisa que relaxe a tensão muscular crescente. Faça isto regularmente – duas ou três vezes por semana.
9. Canalize alguma raiva residual de forma criativa. Faça um desenho, uma pintura ou uma escultura que utilize a energia da raiva e ajude a colocá-la para fora.
10. Canalize a raiva em uma causa ou projeto justo. Ajude a lutar contra algumas injustiças do mundo e una forças com outras pessoas que estão ajudando a criar uma mudança positiva global.
11. Reconheça que reprimindo a raiva você está se prejudicando. Escolha deixá-la ir.
12. Entregue os resultados para as forças divinas do universo. Use a oração e a meditação para ajudá-lo a acessar o estado de perdão. Perdoe a outra pessoa e ore pelo seu bem-estar.



Dicas para as mulheres
(Yoga for Women – Shakta Kaur)

1. Ganhe energia e evite as cólicas nos primeiros dias de menstruação, comendo uma mão cheia de amêndoas sem casca, fritas rapidamente em pequena quantidade de óleo, até que fiquem ligeiramente douradas. Coloque um pouco de mel para dar sabor.

2. Coma manga para a saúde. A manga é maravilhosa para as mulheres.Ela ajuda nos problemas menstruais e funciona como um tônico para o sistema digestivo inteiro. O lassi de manga é uma bebida com iogurte, muito gostosa para o café da manhã, ou para o lanche do meio da tarde. Coloque num liquidificador 2 xícaras de iogurte, 2 mangas médias bem maduras, descascadas e picadas, 2-3 colheres de sopa de mel, 6 cubos de gelo ou 2/3 xícaras de água e, se quiser, umas gotas de água de rosas para adicionar um toque de aroma da Índia. Bata até que esteja cremoso. Rende 4 xícaras.

3. O sistema endócrino, que inclui as glândulas e os hormônios, é equilibrado através do yoga. Isto é importante para os seios, pois o estrógeno deve estar em equilíbrio com a progesterona para que funcione adequadamente. O câncer de mama está relacionado em parte à ação de uma substância carcinogênica que age na presença de excesso de estrógeno.
4. Cuidados com a pele durante a gravidez. Massageie iogurte, limão e mel nos seios, no abdômen e nas coxas uma vez por semana para evitar estrias.Passe óleo no corpo regularmente usando um óleo de qualidade, como o de amêndoas ou de gergelim. Não use sabonete sobre os mamilos para não ressecar a pele. Se a pele se tornar seca, use o creme homeopático de Calêndula. Para preparar os seios para a amamentação “fortaleça” os mamilos, comprimindo-os regularmente e esfregue sobre eles a toalha, após o banho.

5. O exercício de contrair a vagina suavemente, elevando-a e, em seguida, relaxar (como num pulso suave), deve ser praticado 100 vezes por dia, em qualquer momento e em qualquer lugar. Ele é especialmente bom para recuperar o tônus muscular desta área depois do parto.


Dicas sobre os alimentos
(de Cleanse Recipes , por Deva Kaur Khalsa)

- A melancia limpa os intestinos, libera os gases intestinais e limpa o fígado.
- A cúrcuma ( açafrão-da-terra) pode ajudar a lubrificar as articulações, é boa para a pele e para as membranas mucosas e ajuda a digerir as proteínas.
- As maçãs ajudam a prevenir intestino preso e purificam o sangue.
- As bagas ( morangos, amoras silvestres ou framboesas) contêm quercetina, o poderoso elemento anti-câncer, anti-inflamatório e anti-oxidante e contêm mais vitamina C que qualquer outra fruta.
- Evite cozinhar em recipientes de alumínio. Use panelas de vidro, de pedra, de aço inox ou de ferro fundido.
- Orgânicos:
1. Há uma evidência crescente que sugere que a saúde e a longevidade estão diretamente relacionadas às nossas escolhas alimentares. Comprar alimentos orgânicos e dar suporte à agricultura orgânica é melhor para nós e para o planeta.
2. Por que comprar orgânicos? A razão número 1 é manter os pesticidas e outras substâncias químicas fora de nosso corpo.
3. O que é alimento orgânico? Alimento orgânico é aquele que cresce sem o uso de pesticidas, herbicidas ou de fertilizantes sintéticos. Mas esta é somente uma parte da história. Os fazendeiros orgânicos também enriquecem e nutrem seu solo com adubos compostos e esterco. Eles trabalham em harmonia com a natureza para manter a fertilidade do solo a longo prazo. Solos ricos e vivos criam plantas mais fortes e saudáveis que são, naturalmente, mais resistentes às pragas e às doenças. Nos Estados Unidos, um produto é certicado como “de crescimento orgânico” se a terra em que foi cultivado estiver livre de substâncias químicas pelo menos por três anos.

Mais sobre orgânicos

O que é um alimento orgânico?
Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. As técnicas unem procedimentos agrícolas do passado aos conhecimentos mais recentes sobre o manejo do ecossistema. Portanto, a agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza, mantendo a vida do solo intacta.
Todos nós queremos um mundo melhor para as próximas gerações. Para que possamos reverter a situação atual, temos que preservar o que ainda existe de nossas matas, nascentes de água, fauna, enfim dar nossa contribuição para melhorar a Terra. Poucas vezes paramos para pensar que uma das atividades que mais agride o meio ambiente é a agricultura, quando feita de maneira não ecológica. O agricultor tem nas mãos a responsabilidade de cuidar da terra com muito carinho e consciência.
Agrotóxicos são como antibióticos, devem ser usados com muita moderação. No entanto, a agricultura de larga escala vem abusando desses resultados, pois estamos consumindo, cada vez mais, “alguns veneninhos” junto com aquela salada light. Por conta disso, a agricultura orgânica (que não utiliza agrotóxicos ou adubos artificiais) vem ganhando espaço no mundo todo, especialmente na Europa. No Brasil, os produtos orgânicos começaram a ser vendidos em feiras e lojas de produtos naturais e, aos poucos, estão chegando aos supermercados.
Ao consumir orgânicos, você não leva apenas saúde para a sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia. Hoje, a agricultura orgânica no Brasil representa apenas 3% da produção nacional. Além disto, os produtos orgânicos envolvem uma filosofia de valorização do agricultor, estimulando a ligação do ser humano com a naturez. E existindo toda uma filosofia para preservação do meio ambiente, o agricultor é mantido no campo com qualidade de vida.
Como reconhecer um produto orgânico?
Um produto orgânico precisa ter um certificado. A certificação envolve sérios procedimentos de inspeção dos processos de produção, exigindo uma série de cuidados, desde a desintoxicação do solo até o envolvimento com projetos sociais e de preservação do meio ambiente. Os produtos certificados exibem, em seu rótulo, um selo que garante a sua procedência e qualidade.
Qualidade dos orgânicos
Um alimento orgânico fresco possui uma menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20 % a menos), isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, assim como o conteúdo maior de açúcar – daí o sabor mais adocicado que se percebe nos vegetais. Eles tendem a ter maiores níveis de vitamina C e, nos tomates orgânicos poderão ser encontrados, 23% a mais de vitamina A do que nos convencionais.
Estudos revelam que existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, 178% de molibdênio, 91% de fósforo, 125% de potássio, 60% de zindo e MENOS 29% de mercúrio (dados publicados no “Journalof Applied Nutrition”, resultado de uma pesquisa de dois anos realizada em Chicago – EUA) Fonte consultada: http://www.planetaorganico.com.br/.


Receita Vegetariana do Mês

Abobrinha à Parmegiana

Ingredientes
- 1 xícara de cebola, cortada em meia-luas
- ¾ xícara de azeite de oliva
- abobrinha fatiada
- 8 tomates, cortados em cunha
- 4 pimentas sino em cubos
- 1 colher de chá de manjericão
- 1 colher de chá de orégano
- 1 colher de chá de dill
- ¾ colher de chá de sálvia
- ½ colher de chá de alecrim
- queijo ralado
- cogumelos em cubos
- sementes de girassol moídas.

Modo de fazer
Refogue a cebola no óleo. Adicione o tomate, a abobrinha e a pimenta-sino e cozinhe até que fiquem macios. Acrescente as ervas. Num recipiente que possa ir ao forno, alterne camadas da mistura de vegetais com camadas de queijo. Termine com o queijo. Pulverize por cima os cogumelos picados e as sementes de girassol. Cubra e asse por 10 minutos, ou até o queijo derreter. Guarneça com salsinha e sirva com pão de alho. Serve 8 pessoas.

sábado, 24 de novembro de 2007

Curso de Formação de Professores de Kundalini Yoga

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2008 está programado o início do Curso de Formação de Professores de Kundalini Yoga.



O curso será ministrado pelas professoras SS Gian Kaur Khalsa e Sat Nam Kaur Khalsa, do México.



Os concluintes receberão certificado do Kundalini Research Institute (KRI) dos Estados Unidos .



Maiores informes ligue para (16) 3627 4400

Sucesso da 3ª Vivência de Yoga no Campo

Foi um grande sucesso a 3ª Vivência de Yoga no Campo realizada nos dias 24,25 e 26 de agosto de 2007, no confortável Hotel Villa Vitta, em São Pedro.

Os participantes puderam aproveitar as aulas de Kundalini e Hatha Yoga, palestra sobre os Chakras, sobre a Transição para a Era Sensorial e Numerologia Tântrica.

Participaram de caminhadas e saborearam exelente cozinha vegetariana, isso tudo num confortável e agradável ambiente que é o hotel de São Pedro.


Vejam algumas fotos:(Clique para ampliá-la)











Aula de Yoga











Caminhada










Sadhana










Palestra e Jantar vegetariano











Parte do grupo