Divulgando e ensinando Kundalini Yoga desde 1996!

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Arroz Basmati

Arroz Basmati

         Originário da Índia e Paquistão, é considerado o “príncipe dos arrozes”. Tem uma fragrância delicada e um sabor requintado, que lembra nozes.

         Possui um índice glicêmico menor em relação a outras espécies de arroz.

         Para o Ayurveda, que considera o processo digestivo fundamental para a manutenção da saúde, o arroz basmati é ideal porque é mais fácil de digerir. Tem sabor (rasa) doce, natureza (virya) fria e é nutritivo.



         Para o dosha Vata, consumir bem cozido, acrescentando, ao final, uma colher de ghee, para contrapor à secura de Vata e à qualidade fria do arroz.

         Os Kapha devem consumir arroz com moderação, já que esse alimento produz muco. Uma boa estratégia para Kapha é tostar levemente os grãos de arroz numa frigideira, antes do cozimento. Este tratamento prévio seca um pouco mais o arroz e se contrapõe à umidade de Kapha.

         Para os Pitta, prepará-lo com coco, como na receita abaixo, é uma boa indicação.

         Uma dica importante para o preparo de qualquer tipo de arroz, que se aplica também ao basmati, é sempre usar sementes de mostarda (a negra é melhor) para tornar ainda mais fácil a digestão desse alimento. A forma de usar as sementes de mostarda: coloque o azeite para esquentar e acrescente os grãos de mostarda. Quando começarem a “pipocar”, acrescente os temperos (cebola, alho, etc), depois o arroz e a água para cozimento.

         Abaixo uma receita deliciosa com arroz basmati.

Arroz de coco

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de azeite virgem
- 2 colheres (chá) de mostarda negra
- 2 xícaras (chá) de arroz basmati
- 1 ½ xícara (chá)de leite de coco
- 2 ½ xícaras (chá) de água
- sal a gosto
- suco de um limão
- 4 hastes de cebolinha cortadas fininhas

         Aqueça o óleo e acrescente as sementes de mostarda. Quando começarem a “pipocar”, acrescente as cebolinhas e deixe fritar um pouco.
         Acrescente o arroz, mexendo bem, deixando-o bem envolvido no tempero e óleo.
         Acrescente o leite de coco, a água e o sal. Depois de ferver, abaixe o fogo e tampe até o líquido secar e o arroz estar cozido.

         Depois de pronto, solte o arroz com um garfo enquanto mistura o suco de limão.

Nenhum comentário: