Divulgando e ensinando Kundalini Yoga desde 1996!

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Culinária Terapêutica - Alimentos alcalinizantes e acidificantes

Alimentos alcalinizantes e acidificantes: o que isto tem a ver com nossa saúde?

Por Guru Suroop Kaur

                Nosso sangue tem um pH ligeiramente alcalino e, para manter esse equilíbrio ácido/básico, precisamos compor nossos pratos com 2/3 de alimentos alcalinizantes e 1/3 de alimentos acidificantes. De acordo com os ensinamentos yóguicos, quando o sangue se torna ligeiramente ácido, estamos mais predispostos às doenças.

                O pH do sangue influencia todos os processos fisiológicos e uma pequena variação pode levar o corpo ao desequilíbrio. Logicamente, este efeito não acontece como resultado de uma só refeição, mas sim como resultado de nossos padrões incorporados de como nos alimentamos diariamente.

                Yogi Bhajan cita como alimentos que mais acidificam o sangue as carnes em geral, o ovo e a maioria dos carboidratos, incluindo os doces. Os que mais alcalinizam são as folhas verdes, os vegetais em geral e as frutas doces e ácidas. As frutas cítricas, segundo ele, são ácidas, mas têm um efeito alcalinizante sobre o corpo.

                O hábito, oriundo do conhecimento de Ayurveda, de tomar um copo de água morna com limão em jejum, de manhã, é super-saudável, pois o limão, além de alcalinizar o sangue tem outras propriedades como purificar o organismo e eliminar a mucosidade. Lembrando que, de acordo com o Ayurveda, os Pitta tomam água com limão somente; os Vata acrescentam uma pitada de sal de rocha e os Kapha acrescentam um pouco de mel velho (mais de 6 meses de coleta).

                Se pensarmos em nossa alimentação padrão do dia-a-dia, será que estamos fazendo uma dieta alcalinizante? Se pensarmos que os industrializados, os embutidos, os processados, proteínas animais, excesso de carboidratos e açúcar estão na lista dos alimentos que tornam o sangue ácido e que estão lotando as prateleiras dos supermercados, talvez a resposta seja não para a maioria das pessoas.

                Seu prato tem que estar cheio de alimentos vivos, de preferência orgânicos, em quantidade. Isso é a garantia de sua saúde e longevidade. Não consumir alimentos empacotados, industrializados, processados é outra garantia. Diminuir o consumo de carboidratos é também uma boa opção.

                Mesmo a dieta vegetariana onde há excesso de consumo de ovos, queijo, leguminosas, cereais refinados, café, açúcar branco, também terá problemas para manter esse equilíbrio do pH do sangue. Com relação às leguminosas, que incluem os feijões, grão-de-bico, lentilhas, apesar de terem um conteúdo um pouco acidificante, possuem muitos nutrientes e compõem a maior parte do consumo de proteína para os vegetarianos. Assim, não devem deixar de ser consumidos, mas consumidos com moderação. Assim, por exemplo, no seu prato, o arroz com feijão deve ocupar 1/3 dele e os outros 2/3 serem preenchidos com vegetais e folhas.

                Para os que ainda não tem uma dieta vegetariana, uma boa pedida é diminuir o consumo de carne e acrescentar em seu prato os 2/3 de alimentos alcalinizantes.

                Abaixo uma lista dos alimentos que alcalinizam o sangue e que devem estar presentes em maior quantidade em nossa dieta:

- Amêndoas e pistaches ( as outras castanhas como amendoim, castanhas do Brasil, macadâmias e avelãs são mais acidificantes e devem ser consumidas com moderação)
- Raízes como beterraba, nabo, cenoura, rabanete, mandioquinha, inhame e mandioca (também são ricos em minerais e fibras)
- Família das Crucíferas: repolho, brócolis, couve-flor (também reforçam o sistema imunitário, melhoram a digestão e previnem tumores)
- Folhas verdes – crus ou cozidos no vapor
- Alho – alcalinizante e é um bactericida narural com propriedades anti-inflamatórias
- Limão
- Pepino (também rico em antioxidantes)
- Salsão – melhor comer cru ou adicionado a sucos. Diurético e rico em vitamina C
- Maçãs
- Abacate
- Uva
- Quiabo, chuchu, abobrinha
- Melaço de cana

                Agora, os alimentos que devem estar fora de sua dieta e que acidificam o sangue, além de acelerar o processo de envelhecimento, trazer baixa vitalidade e predispor a doenças:

- Açúcar branco
- Farinha branca
- Óleos hidrogenados (principalmente os embalados em garrafa de plástico. Use o bom e maravilhoso azeite para cozinhar)
-Carne
- Frituras
- Alimentos com aditivos
- Alimentos instantâneos
- Alimentos congelados ou muito cozidos
- Refrigerantes
- Produtos não orgânicos

                As emoções e os sentimentos negativos, a agitação mental e física também tem um potencial para desequilibrar o pH do sangue. O estresse acidifica o sangue. Um sangue ácido leva a emoções ácidas. Num corpo alcalinizado é mais fácil sentir compaixão e amor.

                Assim, nossa sugestão é acordar, tomar o copo de água morna com limão em jejum e, principalmente no verão, fazer um desjejum com um suco verde. Sempre dê um intervalo de meia hora da água com limão para o suco verde. Para ajudar a digerir os ingredientes crus, acrescentar o gengibre ao suco. O suco verde tem uma estrutura mais ou menos definida, mas é importante variar as folhas que você coloca, principalmente se for um hábito diário.


                Abaixo algumas receitas de suco verde aprendidas no Congresso SEMAV de 2016.

                Outra sugestão importante para equilibrar as emoções e ter vitalidade para lidar com o estresse: pratique Yoga e meditação diariamente. Corpo são, mente equilibrada e espírito elevado.

Suco verde desintoxicante (Rita Zamberlan)

Para ser tomado em jejum

- 2 maçãs
- 1 punhado de sementes de girassol hidratadas por 8 h
- 2 tipos de folhas verdes
- folhas de temperos (hortelã ou manjericão
- água de coco ou usar um biossocador. O biossocador pode ser uma cenoura ou um pepino que você usa para pressionar o conteúdo do liquidificador para conseguir o líquido final)

                De preferência não colocar água, usando só a água dos próprios alimentos (água estruturada)

                Coar no coador de voal e não aproveitar o resíduo porque não conseguiríamos digerir a quantidade de celulose de uma vez.

Suco verde desintoxicante
Tree of life

Para duas pessoas:

- 2 pepinos
- talos de salsinha
- 2 talos de salsão
- 1 bulbo de erva doce
- hortelã
- 6 folhas de couve
- 1 maçã pequena

                O pepino e o salsão trazem a qualidade líquida ao suco. Pode acrescentar cenoura, beterraba ou gengibre.

                Bate no liquidificador, côa no voal ou passa na máquina slowjuicer

Nenhum comentário: